A nossa escola celebrou o Santo Amaro no dia 13 de janeiro. Os alunos da pré andaram de sala em sala, a cantar e a "varrer" os armários.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Visita de Estudo
No dia 16 de Janeiro, os alunos da Pré - B e do 2º Ano realizaram uma visita de estudo à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos.Foi possível observar diretamente o funcionamento da recolha de resíduos e aplicar um pouco os conhecimentos na separação do lixo.
Etiquetas:
Visitas de Estudo
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
domingo, 18 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
"As salas da pré foram aos correios enviar uma carta ao Pai Natal"
"Com o Natal à porta, os meninos das duas salas da pré quiseram enviar uma carta ao Pai Natal. Fizeram uns belos desenhos dos seus pedidos e colocaram num envelope dirigido à Lapónia.
Foi na estação dos correios do aeroporto que os meninos colocaram as suas cartas, mas não sem antes os envelopes serem carimbados.
Depois de uma breve visita ao terminal de partidas do aeroporto, onde as crianças puderam ver as decorações de Natal e os painéis informativos, ainda houve tempo para um lanchinho e para algumas brincadeiras livres no Complexo Desportivo de Água de Pena.
Este passeio fez sem dúvida a delícia das crianças!"
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Compostar, Outra Maneira de Reciclar
Integrado no projeto Eco-Escolas da EB1 PE Ribeiro Domingos Dias, a turma do 3º ano, participou no pretérito dia 22 de novembro de 2011, numa atividade intitulada “Compostar, Outra Maneira de Reciclar” promovida pela Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – 2011. Esta atividade decorreu no Jardim Público da Ajuda no Funchal. Tratou-se duma ação muito enriquecedora para todos aqueles que dela puderam usufruir.
Etiquetas:
Eco-Escolas
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Outono no "Jardim Botânico"
Para melhor observar o outono, a turma do 4.º ano B aceitou o convite do Jardim Botânico e participou em atividades muito divertidas preparadas pela equipa que lá trabalha.
Foi divertido reutilizar produtos da Natureza aplicando-os em trabalhos de expressão plástica.
Basta juntar criatividade para fazer belos trabalhos.
E para a delícia de todos havia deliciosas gulodices feitas com frutos da época: broa e bolo de castanha, broa de passas e nozes, rebuçados de castanha e ginja, e frutos da época. Tudo isto exposto num cenário lindíssimo!
No final, ainda ofereceram um bolo de castanha para levar para a escola.
Foi divertido reutilizar produtos da Natureza aplicando-os em trabalhos de expressão plástica.
Basta juntar criatividade para fazer belos trabalhos.
E para a delícia de todos havia deliciosas gulodices feitas com frutos da época: broa e bolo de castanha, broa de passas e nozes, rebuçados de castanha e ginja, e frutos da época. Tudo isto exposto num cenário lindíssimo!
No final, ainda ofereceram um bolo de castanha para levar para a escola.
Etiquetas:
Jardim Botânico
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Pão por Deus e Halloween
Na passada 2.ª feira, a EB1 PE Ribeiro Domingos Dias teve um dia em cheio.
A junção do Dias das Bruxas e do Pão por Deus resultou em felicidade redobrada.
Aqui estão alguns vídeos para que possamos relembrar este dia.
Para ver o vídeo com apresentação que a Pré fez clique aqui.
Para ver o vídeo a apresentação do grupo de Cordofones na sala da Pré, clique aqui.
A junção do Dias das Bruxas e do Pão por Deus resultou em felicidade redobrada.
Aqui estão alguns vídeos para que possamos relembrar este dia.
Para ver o vídeo com apresentação que a Pré fez clique aqui.
Para ver o vídeo a apresentação do grupo de Cordofones na sala da Pré, clique aqui.
Veja como estava enfeitada a rigor a nossa mesa à entrada da Escola, clicando aqui.
Veja também alguns dos momentos deste dia nas salas do 1.º, 2.º e 3.º anos:
Para ver o 1.ºA, clique aqui.
Para ver o 2.ºA, clique aqui.
Para ver o 1.ºA, clique aqui.
Para ver o 2.ºA, clique aqui.
Para ver o 3.ºA, clique aqui.
Renovamos os votos de parabéns a todos, especialmente aos Encarregados de Educação que, uma vez mais deram o seu precioso contributo.
Foi um dia especial para as crianças e para a preservação da tradição.
Foi um dia especial para as crianças e para a preservação da tradição.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Halloween 2011
|
Mais uma vez a nossa escola celebrou o Halloween! Os nossos ribeirinhos apresentaram-se assustadores e horrivelmente disfarçados com os seus fatos elaborados com materiais reciclados. Os nossos parabéns pelo empenho e dedicação por parte dos pais e encarregados de educação que mais uma vez participaram ativamente nesta festividade. Realizou-se uma exposição de abóboras, chapéus e vassouras que demonstrou também a envolvência da comunidade educativa. Muito obrigado a todos pela colaboração! Happy Halloween!!! |
Etiquetas:
Halloween
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Peça de teatro "A Menina de Capucho Vermelho"
A referida equipa apresentou a peça "A menina de Capucho Vermelho" aos alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º anos. Todos se divertiram com a história.
Agradecemos a disponibilidade do GCEA.
Etiquetas:
teatro
Entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas
No dia 26 de outubro a nossa escola recebeu uma vez mais a bandeira Eco-Escolas.
Vejam os nossos ribeirinhos!

Vejam os nossos ribeirinhos!

Etiquetas:
Eco-Escolas
POUPANÇA DE ÁGUA E ENERGIA

Como resultado da nossa participação no programa Eco-Escolas e, tendo por base toda a dinâmica colocada em prática através das Brigadas de Monitorização que mensalmente é realizada pelos alunos aos temas energia, água e resíduos, conseguimos obter muito bons resultados na poupança de energia e água. Contabilizando os gastos mensais da água e energia no período entre setembro de 2010 e Agosto de 2011, podemos afirmar que a nossa escola conseguiu reduzir imenso esses gastos, poupando na energia 1580KWh (cerca de 213.61€) e na água 176m3 (cerca de 100.32€). Toda a Comunidade Escolar está de parabéns por todo o empenho e dedicação em prol de uma verdadeira educação ambiental participada e esclarecida, nunca descurando a seguinte divisa “Para a água e energia não acabar, temos muito que poupar”.
Etiquetas:
Eco-Escolas
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Clube de Leitura
Afigura-se a existência de um clube de leitura, com a oferta de uma multiplicidade de actividades baseadas na leitura que seja um espaço/centro de aprendizagem, onde se cultiva e se cria o gosto pela leitura/ leitura-prazer, satisfazendo as necessidades, desejos, curiosidades e interesses das crianças.
No âmbito deste projeto integram-se as atividades que decorrem da leitura dos livros, contos ou pequenas histórias. Os livros serão propostos pela professora dinamizadora, em articulação com a professora curricular
- criar hábitos de leitura;
- desenvolver o gosto pela leitura;
- desenvolver a competência de leitura;
- ser um leitor fluente e crítico;
- ler com autonomia, velocidade e perseverança;
- contactar com literatura nacional e universal;
- expor e justificar opiniões;
- desenvolver o discurso argumentativo;
- comunicar oralmente, tendo em conta a oportunidade e a situação;
- exprimir-se com progressiva autonomia e clareza;
Etiquetas:
Clube de Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)










