Instagram

Sítio da Escola

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A Magia da Leitura



No âmbito do Projecto «A Magia da Leitura», no dia 22 de Outubro a aluna Isabel, do 4º A apresentou à turma a obra «O Capuchinho Vermelho no século XXI» de Luísa Ducla Soares, com a colaboração da mãe. Foi uma apresentação muito original e bem conseguida.
Este livro conta a história da menina do Capuchinho Vermelho que, com a ajuda de João, salta de um velho livro para o século XXI e descobre, entre outras coisas, que, afinal, o lobo já não é o que parecia e que este velho inimigo está em vias de extinção.
A autora recria o célebre conto, a partir de elementos do conto tradicional - como a visita à avó, a oferta de um bolo ou a referência à floresta e ao "lobo mau" - e com a introdução de aspectos próprios da contemporaneidade - como a televisão, uma mãe que trabalha numa fábrica, uma floresta que ardera no Verão, um automóvel ou uma avó com telemóvel.
Esta renovada narrativa permite simultaneamente regressar a uma "velha história" e contactar com realidades reconhecíveis pelos pequenos leitores.




3 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostei de apresentar aos meus amigos o livro da minha professora com aminha mãe.
Isabel 4ºA

Anónimo disse...

acho que todos os meus amigos gostaram da minha apresentasam com aminha mãe.
Isabel 4ºA

Anónimo disse...

Eu gostei das brincadeiras que a minha mãe fez com os meus amigos.
4ºA