Instagram

Sítio da Escola

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Visita de Estudo






No dia seis de Fevereiro eu e a minha turma fizemos um circuito pedestre pelos núcleos históricos das freguesias da Sé e S. Pedro. A nossa visita foi guiada pela D. Cátia Freitas. Ao longo do circuito fizemos atividades muito divertidas. Para isso a senhora forneceu-nos umas fichas que fomos preenchendo com a ajuda de um mapa, das nossas observações e das explicações dadas.

Em todo o percurso aprendi coisas novas sobre ruas, palácios, fortes e estátuas. Mas o que eu mais gostei foi de aprender que os nomes das ruas estão ligados a acontecimentos do passado. Por exemplo, a Rua das Pretas tem este nome porque moravam nesta zona muitas famílias ricas e os seus criados, que eram escravos negros, passavam por lá muitas vezes para irem às compras.

Nós passamos pela Praça do Município, onde observamos a igreja de S. João Evangelista e a Câmara Municipal do Funchal, depois fomos à Sé ver o teto em madeira decorado com figuras geométricas.

De seguida fomos até à Fortaleza de S. Lourenço e a D. Cátia disse-nos que esta fortaleza, a Fortaleza do Pico e o Forte de S Tiago faziam a defesa da ilha. Disse ainda que antigamente existia uma muralha que ligava estes edifícios e que servia de defesa aos ataques dos piratas e dos corsários franceses. A senhora explicou que os piratas roubavam para eles próprios e que os corsários roubavam para um rei, eram como soldados.

Subimos a avenida e vimos a estátua de João Gonçalves Zarco, feita em bronze pelo escultor Francisco Franco. A D. Cátia falou-nos do que representavam as figuras em relevo no monumento onde estava a estátua. O marinheiro representava a sabedoria, o guerreiro as conquistas, o padre a religião e o agricultor o povoamento da ilha.

Gostei muito desta visita. Foi interessante e aprendi muito.

Elaborado por: Sara Freitas - 3º A

2 comentários:

Anónimo disse...

esta muinto lindo parabems. Da ana nobrega do 3-ano

Anónimo disse...

O passeio foi fixe e divertido.
Pedro Jorge 3ºa