Instagram

Sítio da Escola

quinta-feira, 8 de março de 2012

Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Funchal

No pretérito dia 15 de fevereiro de 2012, nós alunos do 4º Ano A, da Escola Ribeiro Domingos Dias, fomos visitar a ETAR do Funchal. Quando lá chegamos foi-nos explicado em primeiro lugar, a importância e o modo como poupar água. Explicou-nos também que a esta Estação trata as águas residuais provenientes das casas, dos hotéis, dos restaurantes e bares de setenta por cento das freguesias do Funchal. As águas após o seu tratamento, são lançadas ao mar através de tubos, que ficam a uma distância de 600 metros da costa e a uma profundidade de 50 metros. As águas saem em pequenas quantidades, para não contaminar os seres vivos lá existentes. De seguida foi-nos mostrado todo o equipamento necessário para a remoção dos lixos, areia, óleos e gorduras, existentes nas águas residuais.

As águas primeiro passam pela Gradagem onde são retirados os resíduos sólidos de maiores dimensões. Depois seguem para os Tamisadores onde são retiradas todas as partículas superiores a 0,5 mm. Passando depois pelo Desarenador para remover as areias e partículas mais pesadas do que a água.
Vimos ainda uns Contentores nos quais são armazenados todos os lixos que são retirados ao longo de todo o processo de tratamento, para depois serem transportados para a Estação de Resíduos Sólidos da Meia serra.

 

Trabalhos dos alunos

 

2 comentários:

Anónimo disse...

um dia eu queria ir á estação de resíduos sólidos e parece ser muito interessante.


betriz 4ºB

Anónimo disse...

Eu aprendi muitas coisas novas sobre a água que tem de limpar e mandar para o mar aos poucos.~

Rodrigo Abreu 4ºA