Instagram

Sítio da Escola

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Visita de Estudo - Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos





No dia 4 de Fevereiro de 2010, os alunos da turma do 4º ano A, juntamente com os professores Ana Luísa e Rui Vieira realizaram uma visita de estudo à Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos, nos Viveiros. O Senhor Bruno Técnico da Estação falou-nos da enorme quantidade de lixo que chega à Estação cerca de 200 toneladas por dia. Através da apresentação de um PowerPoint falou-nos dos 3 R amigos do ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.
Também informou-nos que fazem a triagem (escolha) do lixo: o papel é separado do cartão e os metais são separados dos plásticos. Todos estes resíduos são compactados, formando uma espécie de fardos que são enviados para as fábricas de Portugal Continental onde são transformados em novos objectos. Os resíduos indiferenciados são compactados em contentores especiais e transferidos para a Estação da Meia Serra onde são incinerados (queimados) num forno apropriado. Por estar a chover não nos foi possível observar directamente o funcionamento da recolha de resíduos, uma vez que se passa ao ar livre.
A nossa visita de estudo correu muito bem e ficámos a compreender a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.
Para isso podemos todos colaborar, separando o lixo e assim contribuindo para um melhor ambiente.
O ambiente é a nossa "casa". Vamos todos protegê-lo!

1 comentário:

Anónimo disse...

reciclar é importante para o nosso ambiente

Tiago 4ºb